


Lua Airé
Lua Ayre (@lua_alves30 ) é parteira, erveira e benzedeira indígena; e autodenomina-se como Filha da Terra.
Como terapeuta natural holística, tem formações em naturopatia e em práticas complementares na área da saúde mental. É ginecologista natural, nutre o cuidado com o ser mulher e é detentora dos saberes das ervas do ciclo feminino. Carrega consigo conhecimentos ancestrais de suas avós indígenas, fazendo alquimias em suas vivências coletivas.
Hoje, Lua Ayre atua no SUS com terapias integrativas e complementares; trabalha em presídios femininos de São Paulo e é Militante Indígena.
No Festival, Lua compartilhará conosco a poderosa Cerimônia do Cacau (Theobroma Cacao). Um ritual ancestral que tem sido praticado pelos povos originários da América do Sul há milhares de anos. É uma medicina que oferece a oportunidade de alinhar sentimentos e emoções, além de ser um fruto que promove muitos benefícios à saúde por suas propriedades ricas em vitaminas do complexo B, com seretonina e outros neurotransmissores... É um super alimento mágico e curador!
Além disso, Lua Ayre também conduzirá uma Roda de Saberes sobre Parteria, onde partilhará sobre as ervas, os cantos, as bençãos, as rezas e as práticas relacionadas ao partejar.
Seja muito bem-vinda, Lua Ayre ao VI Festival Sul Americano • Medicinas da Mãe Terra.
HISTÓRIA DO GRUPO DE MULHERES
O Coletivo Keneya Xarabu foi fundado em 2022 por um pequeno grupo de mulheres artesãs da Aldeia Espelho da Vida, com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo socioambiental, incentivar e fortalecer a cultura e a arte das mulheres Huni Kuin, promover a geração de renda, autonomia, conhecimento, empoderamento e sustentabilidade financeira. Em maio de 2023, durante o primeiro Encontro de Mulheres do Rio Humaitá, tivemos a oportunidade de compartilhar a ideia do Coletivo com outras mulheres e expandir a participação para mulheres de aldeias vizinhas. Esse encontro permitiu ampliar nossa rede e fortalecer a união entre as mulheres, criando um espaço de troca de experiências, aprendizado e colaboração mútua. Através do Coletivo Keneya Xarabu, buscamos impulsionar o empreendedorismo das mulheres Huni Kuin, valorizando suas habilidades artesanais e promovendo a comercialização de produtos. Além disso, enfatizamos a importância da preservação cultural e do respeito ao meio ambiente, integrando práticas sustentáveis em nossas atividades. Nossa visão é construir uma comunidade de mulheres fortes e empoderadas, capazes de criar oportunidades econômicas, preservar suas tradições e enfrentar os desafios que surgem em seus caminhos. Através do Coletivo Keneya Xarabu, esperamos fortalecer estratégias para enfrentar os desafios específicos que as mulheres enfrentam, proporcionando um espaço seguro para a troca de experiências, estudos, discussões e a tomada de decisões coletivas para melhorar a situação econômica das mulheres e promover sua própria autonomia. O Centro Espelho da Vida é o centro cultural e social da Aldeia Espelho da Vida, a mais recente aldeia da Terra Indígena Huni Kuin, do Rio Humaitá (Acre). Apesar de estar circunscrita ao município de Feijó, é mais fácil entrar e sair da aldeia via o município de Tarauacá, distante de 2 a 3 noites e de 1 a 2 dias, a depender se estamos baixando ou subindo o rio. Na Aldeia Espelho da Vida, residem 14 famílias, totalizando aproximadamente 70 pessoas como moradores fixos. Apesar de ser a comunidade mais recente da TI, ela recebe um número considerável de visitantes vindos de comunidades vizinhas, o que demonstra um fluxo de circulação alto em comparação a outras comunidades mais antigas. Isso se deve à sua gestão, que busca criar uma estrutura comunitária sólida, com espaços para discussões e tomadas de decisão coletivas visando a melhoria e a convivência de todos.